About me

 
 
  • I'm Didi
  • From São Paulo, SP, Brazil
  • Diretora de Arte e sócia da 4 Design. Apaixonada por games, música, design, cinema, Sci-Fi, anime, manga, gatos, roupas, artes, antigas civilizações, arquitetura, lugares exóticos, cultura e povos diferentes, cores, mudanças, novidades, arqueologia, o velho e o novo, Preto e branco e colorido, e tudo que há de bom na vida!
My profile
 
 

my last fm

 
 
 
 

Search

 
 

 
 

PREVIEW POST

 
   
 

ARQUIVOS

 
   
 

LINKS

 
   
 

bLOG FEED

 
   
 
 

« Home | Começou a temporada de caça ao papai noel » | Os shows q eu vi e verei esse ano » | Coletânea de Fotos - Peru 2006 - parte 2 » | Coletânea de Fotos - Peru 2006 » | Foda-se quem vai ser o presidente! » | Ritos de passagem » | Teste de uma foto minha em illustratorEu amoooooo... » | Mochilando no Peru... » | A Rosa mais bela do meu jardim » | O nome do meu blog veio por alguns motivos. Primei... »

O que você vai querer estar fazendo daqui 1 ano?

Bom, essa foi uma das perguntas que eu tive que responder numa entrevista. A vontade que me deu de dizer naquele momento foi : Qualquer coisa, menos isso que estou fazendo agora.Claro que não respondi isso, mas realmente estou cansada de trabalhar com web, a não ser que seja num lugar onde eu possa ter um tempo maior para desenvolver os meus projetos.

Lendo uma reportagem hoje no bluebus é extremamente revoltante trabalhar em agências de internet. Hoje eu vejo que essa tendência em buscar novos multi-profissionais da área tem criado uma desorganização geral nas empresas. É designer que programa, é programador que cria, é atendimento que faz marketing e comercial, é comercial que faz plano de mídia e RH, é uma zona só! Não existe mais os chamados assistentes. O cara passa uma semana apenas produzindo e na semana seguinte cobram dele um puta layout, e já lhe passam projetos e tudo mais. Não temos mais o designer, aquele que busca soluções visuais, projeta e arquitetura um site, existe o chamado diretor de arte que já não tem a quem dirigir, não tem formação, e cria apenas um layout ou template e passa para o assistente terminar.

Não existe mais prazos! Tudo ficou para ontem. As empresas pagam pelo serviço mas não estão nem ai para que as pessoas que trabalham nessa agencia, que comem, dormem, namoram, descansam, tomam banho, ou seja, quero isso para ontem! SE VIRA!

Não existe mais respeito. Os prazos estão cada vez diminuindo mais, e não tem conversa! Eu te dei um dia para você fazer o site, se eu não gostei, problema seu! Se vira! Tem que estar no ar amanha! O pior de tudo é que atendimento acha que tudo é facil. Cria uma ilustração aqui, coloca um texto lá, inventa, brilha, mas tem q tá pronto até as 15hrs. Como você pode passar prazos se você não sabe a fila de prioridades da pessoa? Como você passa prazos se você não sabe nem criar um circulo no photoshop e acha que fazer uma ilustração é a coisa mais facil do mundo. Por mais que seja, tudo tem um tempo. Tempo para desenhar, tempo para planejar, tempo para produzir. Não somos máquinas! Somos profissionais como contadores, vendedores, recepcionistas, entre outros. Temos um tempo para trabalhar, fazemos nossas tarefas e temos o tempo para curtir, seja a familia, seja os amigos, seja a porcaria da Tv que você tem no seu quarto, seja seu cachorro, gato, periquito!

A internet esta escravizando os profissionais. O pior é que nos cobram criatividade, tecnologia, interatividade, soluções para 1 ou 2 dias de trabalho. Ótimo se você tiver só um cliente, mas se você tem 5, 6 para fazer essas mesmas coisas? A qualidade do trabalho cai, o seu rendimento também. O que você demoraria 1 hora para fazer, vai se tornando 2 para ficar na mesma qualidade. O cerebro vai dando tilti, e por mais que as pessoas pensem que é glamouroso demais trabalhar com design pq você pode ter piercing e tatuagem isso é o maior engano : você vai ganhar mal!
Não existe evolução. Você pode ficar 2 anos como assistente e passar para diretor de arte e ficar mais 5 anos nessa área, e com o mesmo salario. Você vai virar noites e noites e não ter férias, e chorar para que no proximo feriado você consiga um dia de folga, afinal tua cor já esta verde de ficar tanto tempo trancado no escritorio.
A internet suga as pessoas, as agências sugam sua alma. É estimulante demais trabalhar numa correria quando você está com um projeto legal, que você está desenvolvendo por dias, mas quando isso vira rotina, seu pique vai embora.Não tem cristão que aguente ficar 10 hrs sentado na frente de um computador por 365 dias por ano, e ainda ter a mesma energia do primeiro dia de trabalho.
Eu não tenho medo de trabalhar, só gostaria que as coisas não fossem tanto na correria. Que diferenca faz se você colocar aquele banner daqui 1 hr? Ou entregar aquele site naquele determinado dia, sendo que não tem nenhum evento para você poder adia-lo 1 dia a mais? Tempo é dinheiro, sim ! E os designers estão cada vez mais falidos! Pq estão gastando todo seu dinheiro com o tempo que lhe foi roubado, indo cada vez mais a médicos por nivel de stress, tendo problemas de tendinite, dor de cabeça, vista cansada, pegando gripe facilmente.
A geração de pessoas que trabalham nesse ritmo vai durar pouco. Quer apostar que daqui uns anos, vamos ver vários casos de jovens de 30 a 40 anos de idade sofrendo de problemas de pressao alta, problemas de depressao, stress, panico, e muitos ate com ataque cardiaco? Não é exagero isso, mas se a pessoa trabalha tanto num ritmo acelerado, não tendo tempo para resolver seus problemas pessoais, isso gera um stress absurdo e esta comprovado que o stress faz mal ao coração. Eu já ganhei uma arritmia nervosa por causa disso. E gastrite tb.

O que eu quero fazer daqui um ano? Trabalhar com projetos com maiores tempo, para poder criar melhor, ter mais tempo para estudar coisas novas, tempo para ver o mundo pois o design precisa de inspiração e desculpe, uma sala de 5 metros quadrados com seu chefe surtando do seu lado, nao inspira ninguem. Trabalho para viver, e adoro trabalhar, mas o dia que o trabalho virar a unica função da minha vida, acho que viver perdeu totalmente o sentido.

Comments